Psicoterapia

Você sabia que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)


É uma grande tendência mundial da Psicologia Contemporânea e que tem uma taxa de aceitação muito alta entre os profissionais da área? Isso se dá por uma soma de características que tornam essa especialidade cada vez mais respeitada e buscada, inclusive pelos pacientes.

Umas dessas características é o grande número de estudos publicados e validados como uma abordagem eficaz e científica.

Outra característica é a o caráter colaborativo estabelecido entre o terapeuta e seu paciente. O terapeuta tem prioridade máxima em obter uma genuína compreensão e valorização das queixas trazidas pelo paciente, assim como estabelecer um compromisso e vínculo seguro com seu paciente.

Ainda há a possibilidade de se trabalhar, e ter sucesso, em um período menor em comparação com outras abordagens. Dependendo da queixa do paciente, pode-se optar pela psicoterapia breve.

Ainda, dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental existem diversas sub abordagens e estratégias terapêuticas práticas e responsivas que já foram comprovadas como sendo altamente eficazes na redução do sofrimento psíquico e na mudança dos comportamentos indesejados, advindo tanto de formas de enfrentamento desadaptativa que muitas vezes utilizamos na resolução de problemas no nosso cotidiano, ou por conta de algum transtorno psicológico ou comportamento mal adaptativo que possamos ter desenvolvido.

Alguns teóricos defendem as diferentes abordagens dentro das Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC’s) em três “ondas”. A primeira onde engloba a TCC mais tradicional. A segunda onda inclui as terapias-comportamentais argumentativas que focam nos elementos cognitivos. A terceira onde engloba grandes avanços de estudos contemporâneos, e inclui modelos mais integrativos e conceituais, como a Terapia do Esquema de Jeffrey Young, entre outras.

Muitas vezes não sabemos lidar com eventos, sentimentos ou relacionamentos do nosso cotidiano, seja por falta de aprendizagem ou por algum transtorno desenvolvido ao longo da nossa infância, adolescência e até vida adulta.

Diversas vezes interpretamos tais eventos de forma enrijecida o que nos traz muita dor e sofrimento. Quando temos pensamentos muito negativos sobre nós mesmos, dos outros e do nosso ambiente, acabamos vivenciando estados psicológicos que causam uma descarga hormonal muito prejudicial a nossa saúde física e mental, fazendo com que tenhamos pensamentos e comportamentos desadaptativos e nos levando a sérios problemas como depressão, ansiedade, autoestima baixa, desconfiança e insegurança, insônia, tensão muscular, dores corporais, entre outros.

Em outras palavras, continuamos nos apegando aos mesmos velhos pensamentos e não aprendemos nada de novo.

Baseado na observação desses comportamentos e buscando tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente, as Terapias Cognitiva Comportamentais tem como objetivo principal identificar padrões de pensamento, crenças nucleares, hábitos e comportamentos que são disfuncionais ou desadaptativas na vida do paciente.

Para isso, trabalhamos com a identificação desses padrões comportamentais desenvolvidos. Aprendemos a origem de tais padrões desadaptativos, para então trabalhar a modificação desses padrões, contribuindo para que o paciente tenha uma recuperação total ou parcial de suas queixas. O paciente passa a conseguir ter mais autonomia na sua vida cotidiana. Ele conseguirá identificar e regular suas emoções e estados psicológicos de forma eficaz e saudável, e com isso ter mais autoestima e tomar melhores decisões, além de muitos outros benefícios advindos desse processo terapêutico.

O que é?


O clínico geral é o especialista que estuda todas as doenças de todos os sistemas do organismo. E por ter um conhecimento mais aprofundado do organismo humano, é um profissional que o paciente deve ter como referencia para realizar diagnóstico, tratamento e se necessário sugerir encaminhamento ao especialista.

O maior diferencial do clínico geral é que ele pode acompanhar seus pacientes ao longo da vida, conhecendo profundamente o histórico de sua saúde tanto psicológica, física e familiar, podendo identificar patologias ou fatores de risco que possam trazer mudanças na sua saúde e bem estar.

O especialista é qualificado para tratar pacientes com variados níveis de complexidade. Pode prestar um serviço contínuo durante toda a vida de uma pessoa. É treinado para ouvir e observar, conseguir detectar os sintomas que o paciente pode não ter conseguido definir e cuidar para que a saúde se restabeleça. Seus deveres não se limitam a órgãos específicos do corpo e têm habilidades específicas no tratamento de pessoas com múltiplos problemas de saúde.

 

Quando procurar?


São várias as doenças que podem ser tratadas pelo clínico geral. Nos dias atuais, as mais frequentes são:

  • Dores de cabeça
  • Alergias
  • Infecções em geral: de pele, intestinal, urinária, etc
  • Diabetes
  • Doenças cardíacas
  • Gastrite / Refluxo gastroesofágico
  • Doenças intestinais
  • Dores no corpo em geral

O clínico geral pode ser procurado para realização de check-up completo, avaliação para iniciar atividades físicas e também para dar mais clareza sobre sintomas apresentados.

A boa relação médico/paciente é fundamental para um diagnostico preciso e se baseia em uma estrita relação de confiança. O paciente que confia em seu médico certamente fará o tratamento proposto e como consequência terá bons resultados frente a inúmeras patologias que se está exposto no mundo moderno. E o clínico pode ser a “porta de entrada” para um relacionamento de anos e a mudança no prognostico de múltiplas patologias crônicas.

Entre em contato

Preencha o formulário e tire suas dúvidas ou consulte sobre nossa disponibilidade de horários para atendimento:

    Atendimento:
    AdultoAdolescenteInfantilTreinamento

    O Consultório realiza atendimento particular nas modalidades online e presencial. Se você possui convênio, emitimos recibo para solicitação de reembolso.
    Entre em Contato
    Em que podemos ajudar?
    Clique e Envie sua mensagem por WhatsApp!